domingo, 14 de setembro de 2014

LLC: Como a Starbucks salvou a minha vida

Autor: Michael Gates Gill
Ano Publicação: 2008
Nota: 9



Um livro que me deu vontade de tomar café! Acho que este foi o melhor sentimento vivido na leitura da biografia do "Sr.Mike".
Imaginem um diretor de criação da JWT (agência de publicidade mais antiga mundo, de origem americana, sendo hoje uma multinacional) demitido aos 53 anos de idade, que montou uma empresa de consultoria e faliu, e por fim perdeu um casamento de 20 anos por conta de um filho com a amante. Neste cenário caótico e já aos 63 anos de idade ele teve um encontro inusitado com a jovem Crystal Thompson, negra, gerente de uma loja da Starbucks, que lhe ofereceu um emprego. Claro que ele aceitou e mostrou que é possível ser feliz com as condições mais adversas.

"Sr.Mike"


O trecho que mais me impressionou foi a relação que Mike demonstrava com TRABALHO em sua antiga vida, antes da Starbucks:


Fazendo um contra ponto com a minha vida levo minha relação com o TRABALHO como escolha para se construir algo, sem o peso uma obrigação. Não me considero nenhum workaholic, mas gosto muito de trabalhar.
Creio que a venda aos domingos dos jornais no semáforo da Av.Bias Fortes com Rua Curitiba na capital mineira durante a minha "aborrescência" tenham ajudado a moldar este valor. Muito cedo aprendi o custo de cada real, mas principalmente a importância e o comprometimento necessário para conquistar qualquer coisa. Meu agradecimento eterno aos meus pais e a todas as manhãs dominicais gastas para me ensinar que a "dignidade está no trabalho".

Este livro veio parar nas minhas mãos graças ao Odon, meu cunhado e amigo de anos. Na empresa onde ele trabalha tem uma especie de bolsa de troca de livros. Ótima iniciativa de incentivo a leitura!

Feito em casa durante a leitura!
Toda vez que estou em uma cidade que tem Starbucks faço questão de passar na cafeteria. Não apenas por ser a maior rede de cafés do mundo ou por constar em diversos filmes como um hábito diário de milhares de pessoas, mas principalmente pelos deliciosos cafés e o ambiente agradável.
Adorei saber alguns segredinhos da Starbucks com este livro. Já estou praticando em casa.

Quer mais motivos para ler? Veja o próprio autor falando:

Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...