domingo, 1 de dezembro de 2013

LLC: Vitrine Humana

Autor: Silvio Cerceau
Ano Publicação: 2004
Nota: 6


PESADO. Assim defino a leitura deste livro absurdamente real que conta um pouco a vida de garotos de programa trabalhando nas ruas de Belo Horizonte. Seus conflitos, suas aflições, e os caminhos que levam a estas escolhas (quando há escolha).
Conta ainda o cotidiano de pessoas com HIV positivo. Sua luta para encarar a realidade e seguir vivendo encarando a morte dia a dia.
Para entender o submundo que corta nossa sociedade, ver as chagas humanas e as dificuldades que acontecem bem diante de nossos olhos, recomendo a leitura. Reconheço que em muitos momentos me embrulhou o estômago (talvez até por preconceito).

Me lembrei desta obra pois hoje é o Dia Mundial de Combate à AIDS. Transformar o 1º de dezembro neste dia de luta em decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. É necessário unir forças para a conscientização sobre essa doença. Façamos a nossa parte nos conscientizando!
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. - Fonte: AIDS.gov.br 

Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...