sexta-feira, 18 de outubro de 2013

LLC: O Livro de Ouro da Liderança

Autor: John C. Maxwell
Ano Publicação: 2008
Nota:8


"Continuo achando cada dia muito curto [...]
Para todos os pensamentos que quero ter,
Para todas as caminhadas que desejo fazer,
Para todos os livros que desejo ler,
Para todos os amigos que desejo ver."

E com esta reflexão do ensaísta e naturalista John Burroughs contida na obra comentada de hoje começo meu post. Estas simples palavras traduzem meu atual sentimento frente a tudo que gostaria de fazer e a minha realidade de dias com a mesma duração.
Como falei na postagem sobre 100 Coisas Para Fazer (Antes De Morrer), estamos sempre esbarrando com o famoso conceito econômico de Trade-off, não sendo possível viver sem tomar decisões. São nossas escolhas que determinam o que somos.
O dia nunca é mais longo ou curto. Tem sempre 24 horas para todos. Achar qualquer coisa diferente é fugir da realidade e tentar arrumar desculpas para suas escolhas. São as escolhas que me encaminham para um lado ou outro e não o tempo.
Feito este comentário inicial peço desculpas por não ter priorizado o blog nos últimos dias. Algumas tarefas entraram realmente na frente (fraudas, trabalho, estudo, fraudas, papinha, descanso, lazer e fraudas).

Vamos então para o comentário de "O Livro de Ouro da Liderança". Ganhei este livro de um amigo do trabalho que estuda teologia e tem o sonho de se tornar pastor. Torço realmente para que tudo se realize na vida deste companheiro de jornada. 
Já li e reli algumas vezes a obra, principalmente quando em duvidas sobre liderança. E olha que não se trata de liderança na empresa muitas vezes e sim em outros pontos da vida como família e amigos. 
Com frases de efeito e diversas citações o pastor John C. Maxwell aponta, sobre a sua experiência, o caminho para uma boa liderança. 

São diversas as frases de efeito do livro. Uma que me toca bastante é: "O que difere as pessoas comuns das empreendedoras é a reação ao fracasso, bem como o que entendem por fracasso." Sempre relaciono está com o vídeo "Life = risk" abaixo.



Outra destas é de Clarence Francis que traz: "Você pode comprar o tempo das pessoas; pode comprar sua presença física em um dado lugar; pode até comprar um certo número de movimentos musculares por hora. Mas não pode comprar o entusiasmo [...] a lealdade [...] não pode comprar a devoção de seus corações. Isso você terá de ganhar."
Este é o meu desafio. Tento vence-lo todos os dias!

Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...