sábado, 23 de junho de 2012

Post Especial: Leitura para Todos


Quem anda de ônibus na capital mineira certamente já se deparou com lâminas tamanho A4, em frente e verso, dependurados por alças na parte traseira dos bancos e que apresentam textos de altíssima qualidade. Trata-se do projeto Leitura para todos que tem como principal objetivo contribuir para a elevação dos níveis de leitura da população em geral.

O projeto é uma parceria entre a Associação Cultural Teia de Textos e a BHTRANS. Ele se propõe a disseminar textos de qualidade entre leitores que não têm acesso aos mesmos. Como no transporte coletivo circulam diariamente milhares de pessoas com tempo disponível para a leitura em virtude do prazo médio gasto com o deslocamento, ler no ônibus realmente é uma ótima opção.

O Leitura para todos já recebeu prêmio do Ministério da Educação e estendeu a ideia para outras cidades.
Infelizmente não consegui ler todos os textos do projeto. No entanto, meu texto favorito até agora se chama Corpo dilacerado.


Escondendo do tempo, dilacero meu corpo. Minhas mãos torcem pra sair, pra abrir mão de certos tons. Minha cabeça ainda preta está muito longe daquela cabeça branca sem ao menos um cinza. Ao menos não se esconde do papel. Estradas faltando pedaços para se percorrer com vermelho. Cores de mais ou de menos, brancos de mais ou de menos. Depende da cor de suas calças sem pernas. Pernas cortadas como papel. Que as cabeças estejam atentas ao novo movimento do corpo, que dança louco como um ruivo descalço. Que as cabeças esqueçam o toque dos celulares e lembrem do gesto do aceno de longe. Braços soltos em meio ao mar de linhas e tons azuis. Parecem pipas em meio à neblina que vem do nada.
E alguém aqui resolveu fazer algo, sem reclamar do governo. Se o dinheiro é azul, deve ser bonito, ele me disse. Cortando os pulsos, estragou o papel de vermelho. Cansou de esperar o ônibus azul na pista central. Cortou a cabeça de vergonha quando ninguém percebeu isso.

Na Bienal do Livro de Minas 2012 passei no estande da BHTRANS e ganhei um livrinho com os textos do projeto neste ano. Adorei!!

Um comentário:

Andrea Fregnani disse...

Thais, adorei isso aqui!

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...