sexta-feira, 4 de maio de 2012

Post Especial: Shakespeare and Company

 De 2011 para 2012 fizemos uma viagem muito especial: conhecemos o velho continente! Na verdade visitamos apenas algumas capitais. A cidade que mais me chamou a atenção foi a “Cidade Luz”. A capital da França é realmente magnífica. Como diz o livro de Ernest Hemingway, “PARIS É UMA FESTA”!

Próximo a catedral Notre Dame, na margem esquerda do Sena, encontra-se Shakespeare and Company. Existem várias livrarias na cidade, mas esta realmente é especial. Com livros por todos os lados, alguns até mesmo empoeirados,  a impressão que se tem é de se estar em um bagunçado sebo.


A história do lugar já é um caso a parte. Na verdade são duas Shakespeare and Company distintas.
A primeira aberta por Sylvia Beach em 1919. Foi o epicentro da cultura anglo-americana e do modernismo literário em Paris. Escritores e artistas da "geração perdida", como Ezra Pound, Ernest Hemingway, James Joyce, Ford Madox Ford, F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, George Antheil e Man Ray passaram um bom tempo na Shakespeare and Company. A loja foi fechada em 1941 durante a ocupação alemã de Paris e nunca mais reabriu.
A segunda foi inaugurada em 1951 por George Whitman e originalmente chamada de Le Mistral, mas renomeado para Shakespeare and Company em 1964 em homenagem a livraria de Sylvia Beach. Hoje serve tanto como uma livraria normal como uma biblioteca de leitura, especializada em literatura em língua inglesa. A livraria apresenta ainda uma agenda de atividades como chá de domingo, leituras de poesia e encontros de escritores. Para quem se lembra do filme Antes do Por do Sol, foi num destes eventos da famosa livraria que Jesse (Ethal Hawke) reencontra Celine (Julie Delpy), nove anos depois do primeiro encontro em Antes do Amanhecer.

Entrar nesta livraria é realmente uma experiência fascinante! Indo a Paris não deixe de conferir!

Shakespeare and Company – 37 rue de la Bûcherie 75005 Paris.

Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...