domingo, 15 de janeiro de 2012

LLC: As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

Autor: George R. R. Martin
Ano Publicação:
1996
Nota:
9


Feliz 2012 leitores do blog Livro Lido Comentado!!! Estamos começando o ano um pouco atrasados, mas os motivos foram justos: merecidas férias! Depois de tanto descanso retomo este projeto com um livro que acabo de ler.

Não me lembro ao certo onde escutei pela primeira vez sobre a série 'As Crônicas de Gelo e Fogo'. O fato é que escutei sobre o livro muito antes da produção multimilionária da HBO. Envolvido com outras coisas, não procurei detalhes sobre a obra na época. Me lembro bem do post da Ester Castro no seu blog Saber é Bom Demais!! e de uma reportagem da revista VEJA ambas já citando a serie. Conclusão: vi a serie antes de ler o livro.

Ganhei o livro no meu aniversário e tantos foram os compromissos do segundo semestre de 2011 que a leitura foi se esticando até o fim das ferias de dezembro. Apenas para justificar, muitas obras tiveram que entrar na frente face faculdade e outras prioridades.

'A Guerra dos Tronos' é o primeiro livro da série 'As Crônicas de Gelo e Fogo' de George R. R. Martin e traz uma história em um mundo imaginário e fantasioso onde lordes de várias famílias brigam pelo poder dos "Sete Reinos" (ainda que lutando pela chamada honra e pela defesa de outras casas). Acontecimentos assombrosos e presságios malígnos acrescentam a trama.
Há uma comparação natural com o mundo da saga 'O Senhor dos Anéis'. No entanto, entendo ser mais rico que o universo de Tolkien face não haver uma "batalha única" sempre entre o BEM e o MAL. Isto faz com que a trama fique mais próxima do mundo real com conflitos entre o que é ou não moral (conceito no mínimo subjetivo de família para família e de pessoa para pessoa). Fica aquele questionamento: o que eu seria capaz de fazer por poder?

Meu trechinho favorito é a fuga de Arya Stark de seus captores:
"Tudo o que Syrio Forel lhe ensinara passou-lhe num ápice pela cabeça. Ligeira como uma corça. Silenciosa como uma sombra. O medo golpeia mais profundo que as espadas. Forte como um urso. Feroz como um glutão. O medo golpeia mais profundo que as espadas. O homem que tene perder já perdeu. O medo golpeia mais profundo que as espadas. O medo golpeia mais profundo que as espadas. O medo golpeia mais profundo que as espadas."




A série da HBO é realmente muito bem produzida e cativante. Abaixo a abertura e o primeiro trailer.







Não preciso nem contar que já estou lendo o segundo livro e aguardando ansioso a nova temporada na HBO.

Um pequeno fato curioso ocorreu, no entanto. Foram 10 episódios contando a saga do primeiro livro. Ao chegar no 9º episodio, não consegui esperar a próxima semana de tanta curiosidade e li os três últimos capítulos do livro. O pior é que entendi tudo: que loucura!

Um comentário:

Matheus Cardoso disse...

Nosso post foi publicado no blog da editora LEYA http://www.ascronicasdegeloefogo.com/2012/01/20/saiu-no-blog-livro-lido-comentado/

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...