terça-feira, 29 de novembro de 2011

LLC: Há 2000 anos

Autor: espírito de Emmanuel / psicografado por Chico Xavier
Ano Publicação: 1939
Nota: 10




Há livros que mexem com a gente de tão forma que a gente não se cansa de lê-los. Por vezes, a narrativa nos encanta ou nos intriga de tal forma que nos vemos relendo a mesma obra por incontáveis vezes, e o mais belo é que ela sempre nos dá algo de belo e de novo (de novidade e de novamente!).

Como muitos sabem, cresci dentro de um lar espírita, e desde muito cedo sempre fui estimulada pelos amigos do meio a ler muito. Os livros sempre tiveram um papel de destaque: eram o nosso presente de Natal no amigo oculto, eram o colorido chamativo na vitrine da livraria, eram os companheiros nas horas de trabalho voluntário na banca e na biblioteca.

Um dos primeiros livros espíritas não-infantis que li foi o romance Há 2000 anos, de Emmanuel, com psicografia de Chico Xavier. É uma obra fantástica, que narra a vida do senador romano Publius Lentulus Cornelius. Este nobre cidadão do império viaja para as distantes terras da Judeia em busca de clima mais ameno para um possível reestabelecimento de sua pequena filha enferma, mas encontra por ali muito mais do que as águas calmas do Mar da Galileia.

É uma narrativa emocionante, cercada de personagens marcantes e belíssimos exemplos de vida. Desde a primeira vez que li ele foi capaz de me arrancar lágrimas e mexer profundamente comigo, levando-me a repensar a minha própria postura diante da vida e das armadilhas que traçamos para nós mesmos.

Este livro é um dos best-sellers da literatura espírita e por se tratar de um romance é também muito procurado por pessoas que não se consideram adeptos à doutrina. A narrativa é um texto universal, e não fosse o fato de ter sido psicografada, seria facilmente enquadrada como uma ficção. Recomendo a leitura a todos que gostam de uma história bem escrita, em especial aqueles que apreciam um vocábulo mais cuidadoso e bem elaborado. A obra está disponível em PDF gratuitamente na internet e há várias versões de áudio para mesma, algumas inclusive em formato de rádio-novela.

Já não consigo mais contabilizar quais os diferentes motivos que me levaram a lê-lo e relê-lo, nem quantas foram estas tantas vezes. Lembro-me em especial de duas ocasiões: quando estava estudando Latim na Faculdade de Letras (eu adorava as aulas de Latim!), e agora em 2011, ao me preparar para fazer uma viagem especial para a Cidade Eterna. Mal posso esperar para caminhar por aquelas ruínar milenares e por ali identificar o cenário de um dos meus livros favoritos de todos os tempos!

Pra quem ficou com uma vontade enorme de também viajar, tenho boas notícias: enquanto não podem ir à Roma, um pouquinho de Roma veio até vocês. Está em exibição aqui em Belo Horizonte "Roma - A Vida e Os Imperadores", uma enorme exposição de estátuas e objetos do Império Romano. Trata-se da maior exposição do gênero fora do solo italiano. Este evento faz parte das comemorações do Momento Itália-Brasil, e ficará até o dia 18 de dezembro na capital mineira, seguindo para uma nova temporada na capital paulista (até abril/2012). Sem dúvida alguma, uma verdadeira viagem no tempo e no espaço, e um belíssimo presente para celebrar esta amizade.






Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...