quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Post Especial: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

(Imagem de Andreza Nazareth disponibilizada na Internet)


Muitas foram as vezes que visitei a “Biblioteca da Praça da Liberdade”. Por ser próximo à casa dos meus pais, o prédio ondulado quase sempre estava no caminho de minhas andanças do dia-a-dia. Várias foram as obras que tive a oportunidade de ler por meio dos empréstimos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (BPLB).

O sinuoso edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer abriga uma das mais importantes bibliotecas de Minas Gerais. Situada na Praça da Liberdade, bem ao lado do Palácio da Liberdade (que até pouco tempo ocupava a responsabilidade de ser a sede do Poder Executivo Mineiro), a BPLB é um verdadeiro convite ao conhecimento. Com a inauguração da Cidade Administrativa e a revitalização dos demais edifícios da praça, a Biblioteca passou a fazer parte do Circuito Cultural Liberdade.

Inaugurada em 1954 pelo então governador do estado Juscelino Kubitschek, a BPLB hoje conta com um acervo de aproximadamente 200 mil títulos entre obras raras, literatura e informativos, jornais históricos digitalizados, coleção infanto-juvenil e acervo em Braille. Reúne ainda obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros, além de coleção de autores mineiros de todas as épocas, bem como livros raros de reconhecida importância.
Para ampliar seu espaço útil, em setembro 2000 o antigo anexo da Secretária da Fazenda localizado na rua da Bahia foi amplamente reformado e cedido a instituição. Atualmente está sendo estudada a construção de um passadiço que ligará a Matriz e o Anexo, passando por cima da Avenida Bias Fortes.

Desde novembro de 2010, a BPLB passou a ser testemunha de um bate-papo um tanto especial. Trata-se da obra "Encontro Marcado", uma homenagem em estátuas de bronze de tamanho natural para os "quatro cavaleiros do Apocalipse", codinome dos amigos e escritores mineiros Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Héllio Pellegrino.

Constantemente na BPLB são disponibilizados à população cursos, oficinas e exposições em suas galerias. O espaço conta também com um teatro com capacidade para 220 pessoas, biblioteca infantil, salas de estudos, laboratórios de informática, videoteca, sala de videoconferência, sala de periódicos e pesquisas via Internet.

Recomendo a visita e, principalmente, o empréstimo para leitura das obras!

Ainda para complementar sugiro a leitura do artigo “Sempre leia o original” do professor Stephen Kanitz. Trata-se de uma defesa interessante sobre as bibliotecas e sua importância.

(Meu cartão da BPLB)

2 comentários:

Andreza Nazareth disse...

Olá!!! Fiquei muito feliz em ver meu desenho aqui! Minha página no face é https://www.facebook.com/pages/Artista-Pl%C3%A1stica-Andreza-Nazareth/642513959147395?ref=hl. Abraço, Andreza Nazareth.

Matheus Cardoso disse...

Andreza,

Parabéns pelo trabalho! Gostamos muito mesmo.

Abraços!

Cardoso

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...