quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LLC: Nos Bastidores da Disney

Autor: Tom Connellan
Ano Publicação: 1996
Nota: 7



Aproveitando o mês das crianças, vou compartilhar um projeto: Eu quero conhecer a Disney! Parece algo tolo, idiota e até infantil, mas eu gostaria muito de dar um abraço no Mickey. A vontade de visitar a DisneyWorld com certeza não é de hoje. Foram anos e anos com este desejo que passou a ser sonho e agora já se encontra em fase de projeto. Cresci assistindo os desenhos na TV e creio que deste tubo de imagens e sons veio esta vontade.

Saliento que isto não me gerou nenhum trauma, que minha infância foi muito feliz e isto não fez, realmente, a menor falta para meu desenvolvimento. Até porque, criatividade e imaginação para brincadeiras nas férias escolares em Bom Despacho não faltavam de forma alguma. Juntamente com o meu irmão, primos e primas colocávamos nossos tios e tias quase loucos.

A história do empreendedor Walt Disney é um caso à parte. Seu lema forte de "Keep moving forward" (em português "Continue seguindo em frente") nos fazem, no mínimo, pensar. Ele deixou sua marca na cultura brasileira ao criar em pleno Copacabana Palace Hotel o personagem Zé Carioca, que retrata algumas das características estereotipadas do nosso povo (divertido e festeiro, mas com um quê de vagabundo e preguiçoso).
No desenho "Aquarela do Brasil" o famoso Pato Donald e o recém criado Zé Carioca têm seu primeiro encontro.



O livro de Tom Connellan fala na verdade sobre a excelência do padrão da empresa Disney. Tudo lá é pensando para surpreender o cliente superando suas expectativas. Literalmente "Where dreams come true!" (em português "Onde os sonhos se tornam realidade").
A narrativa conta a história de um grupo de cinco líderes que são escaladas por suas respectivas empresas para conhecer a receita de sucesso da Disney.
Se contar aqui as sete lições vou desestimular a leitura da obra. Por isto, digo apenas que vale a pena o leitura para qualquer pessoa em qualquer empresa. Como citações favoritas vou colocar dois aspectos. O primeiro é um fechamento de capítulo e o segundo os parâmetros para o trabalho em equipe na Disney.


“Todos precisam se concentrar em oferecer ao cliente aquilo de que este precisa — até mesmo os funcionários que nunca entram em contato direto com clientes.”


Há quatro parâmetros para o trabalho em equipe.
"Primeiro: supere o mero cumprimento do dever.
Segundo: demonstre forte iniciativa de equipe.
Terceiro: comunique-se agressivamente com os convidados e com os demais membros do elenco.
Quarto: preserve a experiência mágica do convidado."

Por fim, deixo o começo do meu filme favorito da Disney. Lembro de ir ao cinema para assistir quando criança. A abertura é realmente de arrepiar.



Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...