sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LLC: O Segredo

Autor: Rhonda Byrne
Ano Publicação: 2006
Nota: 2


Amigos do blog, a partir de agora as minhas postagens serão efetivadas sempre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Infelizmente não consigo ler ou postar tudo que gostaria. Tendo regularidade acho que fica mais fácil para todos.
Aproveitando a oportunidade, estou procurando colaboradores para este projeto. Caso seja de seu interesse, me encaminhe um e-mail. Lembrando que não se trata de resenha do livro e sim de uma tentativa de passar ao leitor do blog o sentimento ou o momento da história pessoal causado pela leitura.
Vamos ao post! Não sou fã de livro de auto-ajuda. Nada contra, muito menos a favor. Há livros e autores bons que levam a alguma reflexão (a exemplo do Dr.Augusto Cury). Na minha opinião, não é o caso do livro acima.
Fui ao encontro de O Segredo face a verdadeira onda de marketing que envolveu tanto a obra quanto o filme (no caso o documentário veio antes do best-seller). O livro apresenta um acabamento gráfico impecável. A campanha publicitária é realmente fantástica: todos ficamos curiosos com a palavrinha s-e-g-r-e-d-o.
Quando se fala que Fulano sabia, Beltrano era conhecedor e Sicrano fez isto ou aquilo com este conhecimento atinge-se uma credibilidade enorme. Como ápice temos o nome deste segredo: "Lei da Atração". Soa quase com um indicativo de "Nossa, como você pode viver sem saber isto?". Me lembra uma famosa frase do conhecimento popular: "O segredo é a alma do negocio."
Minha crítica a obra refere-se ao conteúdo onde pouco ou quase nada temos de proveitoso. Basicamente a "Lei da Atração" fala que é importante manter um pensamento positivo e ter foco em nossos sonhos (grande novidade, não?). Com relação a credibilidade de que grandes nomes de nossa história conheciam este segredinho, vale lembrar que praticamente todos não se encontram vivos para argumentar "Sim, eu conheço!" ou "Nunca ouvi falar!". Muito fácil imputar um segredo para alguém que já se foi e não pode contra-argumentar.
Claro que um livro pode sim ser um projeto rentável. No entanto, frente um tão bem elaborado plano de marketing, fico imaginando quantos milhões foram parar no bolso da autora.
Há ainda uma gama de citações de diversas pessoas que afirmam que a "Lei da Atração" modificou suas vidas. Ninguém pergunta quanto eles ganharam com a obra.
Uma frase tirada do livro: "Você se torna aquilo que mais pensa, mas também atrai aquilo em que mais pensa." - John Assaraf
Segue link para o site oficial e trailer do filme. Chama muita atenção a trilha sonora e a produção.


2 comentários:

Elias Caldeira disse...

Estou na faixa de pessoas que tem muito menos coisas a favor dos livros de auto-ajuda. Encaro esse livro em específico com uma das maiores sacadas de mkt no lançamento de um livro.
Recordo muito bem de um professor dizendo que uma das maiores façanhas é sempre expor o que todos sabem, mas que ninguém nunca mostrou. Tá aí o caso!
Livro sem credibilidade nenhuma e que na verdade só fez um "resumão" de todas as outras obras de auto-ajuda e resumiu em uma frase.

Lucas Teixeira Gouveia disse...

Um amigo me convenceu a ir ver o filme, dizendo que outra amiga tinha indicado como ótimo. Resultado final: nos obrigamos a assistir a porcaria toda, só pra falar que não saímos no meio do filme e jogamos dinheiro fora!
Pobre, simplista e tendendo à idiotia!

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...