quinta-feira, 30 de junho de 2011

LLC: Cem dias entre Céu e Mar

Autor: Amyr Klink
Ano Publicação: 1995
Nota: 4



Qual o tamanho do meu sonho? Esta é a pergunta que cheguei ao terminar este livro. Todos somos motivados por algo. Nossos sonhos podem se tornar metas a serem alcançadas com planejamento, determinação, estrutura, tempo, paciência e responsabilidade. Afinal de contas, um sonho nada mais é que a possibilidade de algo acontecer. Se nada fizermos não há ponto de chegada.


Klink mostra em sua obra os desafios, a superação, os erros e acertos de seu projeto. Imagine enfrentar cerca de 6.500 quilômetros desde o porto de Luderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo, o "lâmpada flutuante" (o apelido dado ao barco pelo autor).

Só de imaginar a fantástica viagem em alto mar, mensurar os riscos e pensar nas inúmeras possibilidades de insucesso confesso que fiquei com uma expectativa muito grande da leitura. No entanto me frustrei (e muito). Não gostei da narrativa, o que não me ajudou em nada com a leitura. Achei muito cansativo. Usando uma frase da Thais sobre esta obra: "Ele ficou tanto tempo entre o céu e o mar que até deu para escrever um livro".

Não tiro o mérito deste brasileiro, ainda pouco conhecido nas escolas. Deveríamos falar e estudar mais sobre os vários "Amyr-KlinkS" que existem por aí. Assim, ao invés de cultuarmos os feitos dos estrangeiros, poderíamos ser um pouco mais nacionalistas (tudo sem exagero) e valorizar o nosso povo. Não se trata de cultuar uma determinada pessoa, mas reconhecer que nós podemos fazer coisas maravilhosas em nossas vidas (independente de nacionalidade, sexo, religião, raça, opção sexual, etc...).


Citando o autor:
"Ao se caminhar para um objetivo, sobretudo um grande e distante objetivo, as menores coisas se tornam fundamentais. Um hora perdida é uma hora perdida, e quando não se tem um rumo definido é muito fácil perder horas, dias ou anos, sem se dar conta disso."

Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...