quinta-feira, 10 de março de 2011

LLC: O Pequeno Príncipe

Autor: Antoine Saint-Exupéry
Ano Publicação: 1943
Nota: 10


Hoje a tarde tive a oportunidade de tomar um café com um amigo. Conversávamos sobre algumas obras da literatura que de alguma forma influenciaram significativamente nossas vidas. Para minha surpresa, meu amigo ainda não teve a oportunidade de ler a obra prima de Antoine de Saint-Exupéry. Segundo dados da Wikipédia, trata-se do livro francês mais vendido no mundo.

Lembro dos meus pais me contando a história do livro para ir dormir. Pouco tempo depois li o livro pela primeira vez. Na época havia um desenho animado passando em um dos canais abertos da TV que se baseava na obra. Com certeza estava entre meus favoritos as aventuras daquele príncipe a sair de forma tão inusitada de seu asteroide B612.

O enredo é traçado como sendo um livro para crianças. No entanto, desde a dedicatória o autor o faz a um adulto. Tratando assuntos como o relacionamento humano, a relação de posse que temos com nossos bens e o uso da imaginação, a obra é na verdade para todas as idades.


Todas as vezes que releio o livro descubro coisas novas que tinham passado despercebidas. Da obra, minha frase favorita é com certeza: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."


Espero que você se sinta cativado a ler e reler este magnifico livro, que apesar de sua aparência infantil transmite sentimentos que todo adulto deveria nutrir.


Obs.: Se encontra em produção um novo filme, ultrapassando os limites do livro. Por meio do site http://www.opequenoprincipe.com/ podemos ter um gostinho da novidade.

2 comentários:

Lucas Alan Pinto disse...

Muito bom! Adoro seu "Livro lido comentado", porque vc é sintético, aí não dá preguiça pra ler, haha, e você sabe dar uma boa visão panorâmica do que o livro traz. Muito bons os comentários, e gosto da "frase predileta" que você sempre retira de cada livro (na verdade é a parte que eu mais gosto).

Matheus Carvalho Cardoso disse...

Segue LivroClip: O Pequeno Príncipe http://goo.gl/J3Srb

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...