domingo, 6 de fevereiro de 2011

LLC: O Monge e o Executivo

Autor: James C. Hunter
Ano Publicação: 1998 (no Brasil teve sua primeira edição em 2004)
Nota: 9



No auge do alvoroço que o livro provocou o café dos meus pais ainda tinha como ponto forte os livros. Recebi das mãos de minha mãe o livro O Monge e o Executivo. Mesmo com tanto alarde com a obra entrando na lista dos mais vendidos da revista Veja fiquei por entender com o titulo do livro. Como um Monge pode se relacionar com um Executivo? Afinal de contas os Executivos são aqueles seres que tudo podem, tudo sabem e estão acima de qualquer erro (quase deuses) e os Monges são carecas que usam saia e túnica laranja (tamanho era meu despreparo para a vida que achava que a palavra monge designava apenas os budistas – puro Pré-Conceito). Como tinha uma visão limitada das coisas, não? Olha que na época já estava na faculdade, heim?
Sendo assim o livro me ensinou inicialmente que existem vários tipos de monges, em várias religiões. Em especial me ensinou bastante sobre os beneditinos. Aproveitou a carona para humanizar minha visão dos executivos (sim, eles erram!).
A questão da liderança servidora foi outro ensinamento (este sim ponto central da obra).
Visões cristãs para o mundo corporativo podem ser vistas como na máxima de tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem.

Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...