quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LLC: Desafio aos Deuses

Autor: Peter L. Bernstein
Ano Publicação: 1997
Nota: 8




Engraçado como alguns conceitos se encontram enraizados em nossa cultura e não nos damos conta do motivo. O conceito de risco é um destes. Realmente não consigo imaginar o mundo sem esta noção genérica do que é risco. A razão nos faz acreditar que sempre estamos expostos às intempéries do dia a dia. Efetivamos escolhas baseados nesta lógica. Por isso fazemos o seguro do carro e da casa, poupamos ou gastamos nossas economias e "cuidamos" de nossa saúde, entre outros milhões de exemplos diários.

O livro Desafio aos Deuses conta a história do risco de uma forma clara e objetiva. Das primeiras desobediências humanas as vontades dos "deuses da antiguidade", passando pelas grandes navegações, a famosa Aposta de Pascal e aos primeiros cálculos para seguro, o texto abrange de forma detalhada a evolução do pensamento humano.

Meu trabalho hoje envolve basicamente a palavra risco (risco de crédito, risco de mercado, risco operacional, risco sistêmico, risco de imagem, etc.).

Em 2008 li a obra em minha lua de mel. O destino escolhido foi a região sul do Brasil em viagem de ônibus leito. Meu sono leve é impedimento certo a dormir durante o translado, sendo mais proveitoso a leitura de um bom livro. Segue abaixo foto com o livro a tira colo.

Observação: Muito interessante a introdução escrita por Daniel Dantas (o banqueiro mesmo).

Um comentário:

Bruno Camargos disse...

Vou tentar um tempo para ler.... legal a dica!!!

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...