sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

LLC: O Poderoso Chefão

Autor: Mario Puzo
Ano Publicação: 1969
Nota: 8



O livro de MarioPuzo traz na essência um valor muito maior que o aparente "o grande romance da máfia" italiana na América. Trata-se de uma obra sobre a família. Soa estranho falar desta forma, mas é necessário ler aquilo que não parece explicito.
Quem nunca desejou lavar a honra da família (principalmente os homens). Muito antes de ser uma organização criminosa os Corleone são uma família de princípios e valores. Don Vito Corleone vem fazer a América ainda criança por seus pais terem sido mortos na Sicilia e por estar jurado de morte em Corleone (sua cidade natal). Logicamente, anos mais tarde ele vinga a morte de seus pais.
A trama se inicia com pedidos de favores ao Don no dia do casamento de sua filha Connie. Tudo é pelo bem da família que cresce a partir dos amigos (ou melhor afiliados do padrinho). Assim a máfia é desenhada.

Fora o fato de ter assistido a trilogia do cineastra Coppola varias vezes e não me cansar de assistir por infindáveis vezes ainda, adorar a trilha sonora dos filmes, ter zerado o jogo em tempo recorde (pelo menos para mim) e estar sempre na espectativa dos proximos lançamentos da marca TheGodfather, diria que sou fã incondicional da obra inicial e de todos os seus derivados.

Obs.: Recomendo que após a leitura do primeiro capítulo do livro assista aos dez primeiros minutos do primeiro filme. A interpretação de Marlon Brando vivendo o Don, a qual lhe rendeu o Oscar de melhor ator, é de arrepiar de tão fiel ao livro.



Nenhum comentário:

Se você gostou deste post, pode ser que goste também destes...